“A importância da Literatura na Educação Infantil”
O livro é uma fonte riquíssima que abre infinitas possibilidades para a criança compreender através da fantasia e da imaginação o que acontece a sua volta. Portanto, se faz necessário oferecer a ela oportunidades de leitura de forma convidativa e prazerosa.
A leitura desperta o interesse e a atenção da criança, desenvolvendo nela, dentre outros fatores, a criatividade, a percepção de diferentes resoluções de problemas, autonomia e criticidade, que são elementos importantes para a formação pessoal e social do ser humano.
A criança quando tem contato com bons modelos literários, não só desperta a sua imaginação, como também facilita a expressão de idéias e a expressão corporal. Quando busca imitar e representar os personagens das histórias, se coloca no lugar dos personagens das fábulas e dos contos de fadas.
É bom frisar também o fascínio que a criança tem pelas ilustrações, estas são um convite para um mergulho no universo lúdico. É fácil perceber o entusiasmo que a criança demonstra pelas cores e riquezas das cenas.
É bom ressaltar que a leitura é um processo de contínuo aprendizado e que, desde cedo, é preciso inserir a criança no contexto literário para que de maneira prazerosa ela venha adquirir intimidade com o texto e aos poucos consiga estabelecer um diálogo com o que ouve ou com o que lê.
Gostaria de salientar que além da importância da interação com a literatura infantil, seja os contos clássicos, modernos ou outros, devemos levar em consideração e ter cuidado com a qualidade destes gêneros que serão apresentados à criança.
Seguem algumas sugestões para incentivar a leitura do(a) seu(a) filho(a):
- Comece desde cedo a apresentar os livros para as crianças. Deixe que seu filho leia com você as histórias que conta para ele. Eles precisam ver as letras e olhar as figuras para irem tomando intimidade com a dinâmica da leitura. Não esqueça de usar diferentes entonações de voz para fazer com que a história chame mais a atenção.
- Monte uma biblioteca pessoal com seu filho. Inclua gibis, livros, enciclopédias, revistas, enfim, variados gêneros textuais.
- Ao contar histórias, crie um suspense.
- Ajude seu filho na interpretação das histórias.
- Dê livros de presente.
- Conte histórias antes da criança dormir. Torne essa atividade uma rotina na vida do seu filho.
O mais importante é fazer com que a criança desperte o interesse pela literatura e que esta venha contribuir de forma valiosa e enriquecedora para a construção do seu conhecimento, possibilitando assim, um rico desenvolvimento em sua aprendizagem.
Adriana Dalla Bernardina Furtado de Lemos
Orientadora Pedagógica do Centro de Educação Infantil “Jeito de Ser”