Brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos. É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir e a experimentar. Ela tem vários objetivos como:
- Estimular o desenvolvimento da criança.
- Valorizar o brinquedo e as atividades lúdicas e criativas.
- Possibilitar o acesso à variedade de brinquedos.
- Desenvolver hábitos de responsabilidade e trabalho.
- Criar espaços de convivência para propiciar interações espontâneas.
No nosso dia a dia, desenvolvemos todas estas atividades que uma brinquedoteca propõe, porém, em espaços separados como:
- Pátio para brinquedos de área livre
- Casinha de bonecas para dramatizações da vida diária
- Biblioteca para livros, fantoches, fantasias e vídeos
- Sala de aula para artes, sucatas, jogos, brinquedos dirigidos e livres
- Pátio coberto para música, artes teatrais e manuais, brincadeiras físicas e livres
- Refeitório para culinária
Podemos classificar uma brinquedoteca como uma oficina de criação lúdica, onde as crianças experimentam, conhecem, exploram e manipulam diversos brinquedos, construindo, assim, seu próprio conhecimento, desenvolvendo autonomia, criatividade e liberando suas fantasias.
Devemos lembrar que a brincadeira não é um mero passatempo, ela é essencial no desenvolvimento das crianças, promovendo processos de socialização e descoberta do mundo. Na nossa escola, vemos o “brincar” como uma coisa muito séria. A brincadeira permite um extravasar dos sentimentos, auxilia na reflexão sobre a situação. Portanto, as crianças que brincam, estão sempre mais preparadas emocionalmente para controlar suas atitudes e emoções dentro do contexto social, tornando-se sempre mais felizes.
Adriana Dalla Bernardina Furtado de Lemos
Diretora Pedagógica do Centro de Educação Infantil Jeito de Ser