História

A ideia central que motivou a fundação da Creche Jeito de Ser em fevereiro de 1989 foi a de criar uma instituição voltada exclusivamente para crianças na faixa etária da educação infantil, de modo a atendê-las num ambiente estimulante, aconchegante e apropriado, valorizando a afetividade e propiciando uma relação de amizade e carinho.

O trabalho da Jeito de Ser começa no berçário com todos os cuidados essenciais que a criança necessita nesta importante fase. Nosso compromisso é dar continuidade a essa proposta até o grupo V, preparando a criança nos aspectos físico, social, intelectual e emocional.

Nossa meta é formar o ser para que ele saiba fazer, favorecendo o saber. Todas as  atividades são oferecidas através de brincadeiras, respeitando os limites e interesses de cada faixa etária, além da sua maturidade. Através de ação educativa intencionalmente planejada, a Centro de Educação Infantil Jeito de Ser busca satisfazer as necessidades e demandas de afeto, cuidados, prazer, conhecimento, autonomia e inserção social das crianças, de modo a favorecer sua atuação como indivíduos participantes de uma sociedade em contínuas mudanças.

Ao longo destes anos de existência, nossa escola vem desenvolvendo e aprimorando sua proposta pedagógica, buscando ir ao encontro dos novos interesses e necessidades de cada criança.

Informações importantes

  • O horário de funcionamento do Centro de Educação Infantil Jeito de Ser é das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.
  • Para matrículas, são necessários os seguintes documentos: cópia da certidão de nascimento da criança, cópia do cartão de vacinação, todas as fichas, fornecidas pela escola, preenchidas e assinadas e uma foto no tamanho 3 x 4 cm.
  • Alunos matriculados em horário parcial: 7 às 13 horas ou 13 às 19 horas.
  • Alunos matriculados em horário integral: 7 às 19 horas.
  • Somente às sextas-feiras os alunos poderão trazer de casa seu brinquedo predileto, para brincar na escola. E também um lanche, na merendeira, para saborear com seus amiguinhos.

Adriana Dalla Bernardina Furtado de Lemos
Diretora do Centro de Educação Infantil Jeito de Ser 

Proposta Pedagógica

O que caracteriza o nosso trabalho é a visão que temos do nosso aluno como ser social, histórico e agente ativo no processo de construção do conhecimento. Nossas atividades têm sempre um caráter lúdico, dinâmico, criativo, desafiador e interdisciplinar. Nós damos ênfase à interação social, autonomia, responsabilidade e curiosidade. Daí a importância da atenção pessoal de cada criança. Os conteúdos abordados são vistos como meio e não como fim da aprendizagem.

A teoria sócio-interacionista é a proposta que embasa este trabalho. Desta forma, trabalhamos com projetos cujos temas são do interesse das crianças, buscando uma aprendizagem significativa que desperte o prazer em aprender. Predispomos, assim, nossas crianças à curiosidade, criatividade e ao pensamento reflexivo para solução de algumas situações-problema e o desenvolvimento da autonomia.

O trabalho com projetos possibilita a integração das áreas de conhecimento, propõe desafios, desperta a curiosidade e permite à criança confrontar suas hipóteses com o conhecimento historicamente constituído, caminhando assim, gradativamente, para a construção de conceitos científicos. Permite um trabalho amplo e flexível, aumentando o repertório infantil, o que possibilita a construção de novos conhecimentos, gerando possibilidades de uma aprendizagem significativa e contextualizada.

No processo de construção do conhecimento, a interação entre as crianças é um momento muito importante, pois gera cooperação, socialização, conflitos, discussão de hipóteses, desenvolvendo as capacidades de ouvir o outro, falar, refletir, questionar e argumentar.

Nossa meta é compreender, conhecer e reconhecer o jeito de ser de cada criança, investindo na promoção do prazer em aprender e ensinar.

Adriana Dalla Bernardina Furtado de Lemos
Diretora Pedagógica do Centro de Educação Infantil Jeito de Ser

Cursos complementares inseridos no currículo:

ATIVIDADES

A QUEM SE DESTINA

DIAS DA SEMANA

InglêsDo Grupo II ao Grupo V

Grupo II  – Duas vezes por semana.

Grupo III, IV e V – Todos os dias.

Musicalização

Do Berçário ao Grupo V

 Do Berçário ao Grupo II – Aulas duas vezes na semana.

Do Grupo III ao Grupo V – Aulas uma vez na semana.

 

Oficina de JogosDo Grupo III ao Grupo VUma aula por semana
Educação Física

Do Berçário ao Grupo V

Uma aula por semana

Contação de Histórias

Do Grupo I ao Grupo V

Uma aula por semana

Culinária

Do Berçário ao Grupo V

De acordo com o planejamento de cada turma

Atendimento com nutricionista

Do Berçário ao Grupo V

Terças-feiras

Pediatra

Do Berçário ao Grupo V

Terças-feiras

Oficina de TeatroIntegral do Grupo III ao Grupo VUma aula por semana

Cursos extracurriculares e opcionais:

ATIVIDADES

A QUEM SE DESTINA

LOCAL

FREQUÊNCIA

Capoeira – Grupo Beribazu

Grupos II, III, IV e V

Na própria escola

Duas aulas por semana

Ballet – agora também na própria escola

Grupos III, IV e VEscola de Ballet CridançaDuas aulas por semana