História
A ideia central que motivou a fundação da Creche Jeito de Ser em fevereiro de 1989 foi a de criar uma instituição voltada exclusivamente para crianças na faixa etária da educação infantil, de modo a atendê-las num ambiente estimulante, aconchegante e apropriado, valorizando a afetividade e propiciando uma relação de amizade e carinho.
O trabalho da Jeito de Ser começa no berçário com todos os cuidados essenciais que a criança necessita nesta importante fase. Nosso compromisso é dar continuidade a essa proposta até o grupo V, preparando a criança nos aspectos físico, social, intelectual e emocional.
Nossa meta é formar o ser para que ele saiba fazer, favorecendo o saber. Todas as atividades são oferecidas através de brincadeiras, respeitando os limites e interesses de cada faixa etária, além da sua maturidade. Através de ação educativa intencionalmente planejada, a Centro de Educação Infantil Jeito de Ser busca satisfazer as necessidades e demandas de afeto, cuidados, prazer, conhecimento, autonomia e inserção social das crianças, de modo a favorecer sua atuação como indivíduos participantes de uma sociedade em contínuas mudanças.
Ao longo destes anos de existência, nossa escola vem desenvolvendo e aprimorando sua proposta pedagógica, buscando ir ao encontro dos novos interesses e necessidades de cada criança.
Informações importantes
- O horário de funcionamento do Centro de Educação Infantil Jeito de Ser é das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.
- Para matrículas, são necessários os seguintes documentos: cópia da certidão de nascimento da criança, cópia do cartão de vacinação, todas as fichas, fornecidas pela escola, preenchidas e assinadas e uma foto no tamanho 3 x 4 cm.
- Alunos matriculados em horário parcial: 7 às 13 horas ou 13 às 19 horas.
- Alunos matriculados em horário integral: 7 às 19 horas.
- Somente às sextas-feiras os alunos poderão trazer de casa seu brinquedo predileto, para brincar na escola. E também um lanche, na merendeira, para saborear com seus amiguinhos.
Adriana Dalla Bernardina Furtado de Lemos
Diretora do Centro de Educação Infantil Jeito de Ser
Proposta Pedagógica
O que caracteriza o nosso trabalho é a visão que temos do nosso aluno como ser social, histórico e agente ativo no processo de construção do conhecimento. Nossas atividades têm sempre um caráter lúdico, dinâmico, criativo, desafiador e interdisciplinar. Nós damos ênfase à interação social, autonomia, responsabilidade e curiosidade. Daí a importância da atenção pessoal de cada criança. Os conteúdos abordados são vistos como meio e não como fim da aprendizagem.
A teoria sócio-interacionista é a proposta que embasa este trabalho. Desta forma, trabalhamos com projetos cujos temas são do interesse das crianças, buscando uma aprendizagem significativa que desperte o prazer em aprender. Predispomos, assim, nossas crianças à curiosidade, criatividade e ao pensamento reflexivo para solução de algumas situações-problema e o desenvolvimento da autonomia.
O trabalho com projetos possibilita a integração das áreas de conhecimento, propõe desafios, desperta a curiosidade e permite à criança confrontar suas hipóteses com o conhecimento historicamente constituído, caminhando assim, gradativamente, para a construção de conceitos científicos. Permite um trabalho amplo e flexível, aumentando o repertório infantil, o que possibilita a construção de novos conhecimentos, gerando possibilidades de uma aprendizagem significativa e contextualizada.
No processo de construção do conhecimento, a interação entre as crianças é um momento muito importante, pois gera cooperação, socialização, conflitos, discussão de hipóteses, desenvolvendo as capacidades de ouvir o outro, falar, refletir, questionar e argumentar.
Nossa meta é compreender, conhecer e reconhecer o jeito de ser de cada criança, investindo na promoção do prazer em aprender e ensinar.
Adriana Dalla Bernardina Furtado de Lemos
Diretora Pedagógica do Centro de Educação Infantil Jeito de Ser
Cursos complementares inseridos no currículo:
ATIVIDADES | A QUEM SE DESTINA | DIAS DA SEMANA |
Inglês | Do Grupo II ao Grupo V | Grupo II – Duas vezes por semana. Grupo III, IV e V – Todos os dias. |
Musicalização | Do Berçário ao Grupo V | Do Berçário ao Grupo II – Aulas duas vezes na semana. Do Grupo III ao Grupo V – Aulas uma vez na semana. |
Oficina de Jogos | Do Grupo III ao Grupo V | Uma aula por semana |
Educação Física | Do Berçário ao Grupo V | Uma aula por semana |
Contação de Histórias | Do Grupo I ao Grupo V | Uma aula por semana |
Culinária | Do Berçário ao Grupo V | De acordo com o planejamento de cada turma |
Atendimento com nutricionista | Do Berçário ao Grupo V | Terças-feiras |
Pediatra | Do Berçário ao Grupo V | Terças-feiras |
Oficina de Teatro | Integral do Grupo III ao Grupo V | Uma aula por semana |
Cursos extracurriculares e opcionais:
ATIVIDADES | A QUEM SE DESTINA | LOCAL | FREQUÊNCIA |
Capoeira – Grupo Beribazu | Grupos II, III, IV e V | Na própria escola | Duas aulas por semana |
Ballet – agora também na própria escola | Grupos III, IV e V | Escola de Ballet Cridança | Duas aulas por semana |
|
|
|
|